PRÊMIO PROF. FIGUEIREDO FERRAZ

O Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz tem o objetivo de incentivar a produção de Trabalhos de Graduação. Os estudantes podem concorrer diretamente com seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Iniciação Científica, nas áreas de projeto e construção, operação, manutenção e reforço de túneis, obras subterrâneas e planejamento do espaço subterrâneo, submetidos. Os trabalhos devem ter sido apresentados no ano da edição ou no ano anterior, sempre tendo entre seus autores alunos de graduação no período de submissão.

As inscrições serão realizadas através do envio de um documento com um máximo de duas páginas, em formato livre, contendo obrigatoriamente: nome do autor, nome do orientador, instituição de ensino, título e texto‐resumo do trabalho enviados por email para a secretaria do CBT: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A premiação consistirá de:

  • 1° Lugar

    • Certificado;
    • Valor equivalente a 1 salário mínimo;
    • Inscrição no próximo Congresso Brasileiro de Túneis;
    • Apresentação do trabalho no Painel dos premiados;
    • Uma inscrição como associado titular na ABMS e no CBT com anuidade gratuita por 2 anos.

  • 2° Lugar

    • Certificado;
    • Inscrição no próximo Congresso Brasileiro de Túneis;
    • Apresentação do trabalho no Painel dos premiados;
    • Uma inscrição como associado titular na ABMS e no CBT com anuidade gratuita por 1 ano.

Edições anteriores:

  • Premiado 2017
    1º Lugar - Thiago Pereira Perez; José Carlos Monteiro; José Ivaldo Alves; Rodrigo Bucciolli Pereira pela autoria trabalho: Construção de Túneis em Áreas Urbanas com Tuneladora EPB.
    2º Lugar - Gabriela Reis Piazzetta pela autoria trabalho: Aplicação do laser scanner na análise de estabilidade em escavações subterrâneas: Mina Tabiporã, Campo Largo – PR.

REGULAMENTO PRÊMIO PROF. FIGUEIREDO FERRAZ

1.   OBJETIVO

1.1 O Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz destina‐se a distinguir o(s) autor(es) do melhor trabalho de alunos de graduação realizado em instituição brasileira, a cada ano, sobre o projeto e construção, operação, manutenção e reforço de túneis, obras subterrâneas e planejamento do espaço subterrâneo.

 

2.   PREMIAÇÃO

2.1.  O Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz consiste em:

      1° Lugar

  • Certificado;
  • Valor equivalente a 1 salário mínimo;
  • Inscrição no próximo Congresso Brasileiro de Túneis;
  • Apresentação do trabalho no Painel dos premiados;
  • Uma inscrição como associado titular na ABMS e no CBT com anuidade gratuita por 2 anos.

      2° Lugar

  • Certificado;
  • Inscrição no próximo Congresso Brasileiro de Túneis;
  • Apresentação do trabalho no Painel dos premiados;
  • Uma inscrição como associado titular na ABMS e no CBT com anuidade gratuita por 1 ano.

2.2.  A entrega do diploma e do prêmio será efetuada em uma cerimônia organizada pela diretoria do Comitê Brasileiro de Túneis - CBT, por ocasião da realização do evento anual Tunnel Day. 

 

3.   INSCRIÇÕES

3.1.  As inscrições para o Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz serão realizadas nos meses de janeiro a março, com ampla divulgação nos cursos de graduação.

3.2.  Poderão concorrer trabalhos submetidos e apresentados no ano da edição ou no ano anterior, sempre tendo entre seus autores alunos de graduação no período de submissão. Trabalhos que tenham sido premiados em edições anteriores do Prêmio não poderão ser reapresentados.

3.3.  As inscrições serão feitas através de um documento a ser encaminhado pelo orientador para a sede do CBT por correio eletrônico.

3.4.  O documento de inscrição deverá ter um máximo de duas páginas, em formato livre, contendo obrigatoriamente: nome do autor, nome do orientador, instituição de ensino, título e texto‐resumo.

 

4.   SELEÇÃO

4.1.  As inscrições poderão contemplar trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso, a critério do orientador. A seleção do melhor trabalho submetido será efetuada em duas etapas:

4.1.1. Na etapa inicial, a ser realizada nos meses de abril e maio (subsequentes ao período de inscrições mencionado no item 3.1.), o júri deverá selecionar os seis melhores resumos que indiquem uma contribuição importante para a motivação do aluno e seu entendimento da área de túneis e estruturas subterrâneas.

4.1.2. Na etapa final, a ser realizada no mês de julho, o júri fará a seleção dos trabalhos premiados, com base na análise dos textos completos.

          Parágrafo 1 Caberá aos interessados (autores ou orientadores) providenciar o envio de arquivo digital (em formato Word ou PDF) dos respectivos trabalhos, em seu formato final, para a sede do CBT, no prazo de duas semanas após o anúncio dos seis resumos pré‐selecionados.

 

5.   CONSTITUIÇÃO DO JURI

5.1. O júri será indicado pela diretoria do CBT.

       Parágrafo 1 ‐ Na etapa inicial, o júri será constituído por três associados do CBT.

       Parágrafo 2 ‐ Na etapa final, o júri será constituído por outros três membros, sem participação nas entidades vinculadas aos seis trabalhos pré‐selecionados na etapa inicial.

5.2.  Em ambas as etapas, os nomes dos componentes do júri e o relatório final com a indicação do premiado serão conhecidos unicamente pela diretoria do CBT e só poderão ser anunciados na ocasião da cerimônia de premiação. 

5.3. O Presidente do CBT, ou outro membro da diretoria por ele indicado, atuará como coordenador do júri, sem direito a voto.

 

6.   RELATÓRIO DO JÚRI

6.1. O Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz será atribuído a dois trabalhos anualmente, podendo, a critério do júri, ser atribuído mérito a outros dois trabalhos.

       Parágrafo 1 ‐ O júri poderá recomendar a não atribuição do Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz, caso considere que nenhum dos trabalhos concorrentes possua mérito adequado.

6.2. O relatório final da apreciação do júri será enviado por escrito à diretoria do CBT até o final do mês de julho, com a recomendação e a justificativa sobre a premiação.

6.3. Do relatório de cada jurado deverão constar notas de 5 a 10, permitindo-se valores fracionários decimais (como por exemplo 7,3 e 9,7) dados aos trabalhos nos seguintes quesitos:

a) Redação e clareza do texto.

b) Adequação da revisão bibliográfica.

c) Contribuição ao conhecimento.

d) Originalidade e criatividade.

 

7.   ALTERAÇÕES E OMISSÕES DO REGULAMENTO:

7.1. As alterações do Regulamento do Prêmio Prof. Figueiredo Ferraz do CBT, ou as decisões sobre aspectos não previstos neste Regulamento, serão da responsabilidade da diretoria do CBT.

 

A Diretoria